27/12/2014

FLORBELA ESPANCA NO ALGARVE - por J. C. Vilhena Mesquita

José Carlos Vilhena Mesquita, n. 1955-
Professor universitário e historiador.







«A fugaz passagem de Florbela Espanca pelo Algarve tem sido pouco estudada pelos seus biógrafos que, naturalmente, se têm mostrado muito mais atentos aos factos que marcaram diretamente a sua amarga existência. Porém, permitam-me que discorde da macrobiografia e que modestamente me embrenhe na obscuridade dos episódios pouco conhecidos, "a priori" irrelevantes, mas que teremos de admitir, constituem os microfactos, na maioria dos casos, indispensáveis e urgentes para o desvelamento dos chamados "acontecimentos notáveis". Pois, na vida de Florbela d'Alma da Conceição Espanca, verificam-se muitos "pontos negros", que apenas se afloram sem que, contudo, se penetre no cerne das suas origens, na essência da sua constituição. Ora, a permanência daquela poetisa em terras do Algarve não tem constituído, ainda, um objeto de investigação para os ensaístas da nossa literatura ou para os historiadores da nossa cultura, talvez porque a sua estada foi efémera, transitória e indelével.

A razão da transferência daquela poetisa alentejana para a pacata Aldeia de Quelfes, no concelho de Olhão, prende-se com questões de saúde e data da Primavera-Verão de 1918. Nessa altura, Florbela já campeava nos jornais, mormente no Notícias de Évora, creditando-se como uma jovem poetisa de rara sensibilidade, espelhando desde logo uma inspiração transcendente e mística, de uma beleza algo amarga.
Vinha atraída pelo clima ameno, de ares puros e grande calmia, que então se vivia na orla marítima desta província. A sua doença aparentava sintomas de tuberculose e a prudência aconselhava-a a fugir dos ares poluídos e da vida atribulada, que experimentara como estudante do 1.º ano de Direito da Universidade de Lisboa. [...]


Fonte:
MESQUITA, José Carlos Vilhena (1983) «Florbela Espanca no Algarve», artigo, Diário de Notícias, Lisboa, 5.08.1983; reprod. sob o título «Florbela Espanca na vila de Olhão», em separata editada pel’ A Voz de Olhão, “com base nos artigos publicados desde o n.° 536 de 15.04.1996 até ao n.° 541 de 1.07.1996” – [Disponível online aqui]; reprod. online, com revisão, em out. 2010: «Florbela Espanca no Algarve (parte I)» e «Florbela Espanca no Algarve (parte II)», no blogue do autor Algarve - História e Cultura, 23.10.2010 e 26.10.2010.