06/12/2014

120 anos do nascimento de Florbela Espanca - semana floberliana, em Vila Viçosa, org. pelos Encontros Florbelianos


O grupo Encontros Florbelianos, de Vila Viçosa e fundado em dezembro passado, e que promove “tertúlias culturais” e constitui “um espaço de evocação da obra e autora Florbela Espanca” divulgou no Facebook a programação para uma Semana Florbeliana. Comemora-se os 120 anos do nascimento da poetisa. Aqui reproduzimos o Programa com as atividades diárias e os locais onde ocorrerão, entre 7 e 13 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO

120 anos do nascimento de Florbela Espanca

Semana Florbeliana

7 dez., 16h00

Na exposição “Charneca em flor” iremos apresentar trabalhos da comunidade calipolense em torno do soneto ‘Charneca em Flor’, um dos mais emblemáticos da poesia Florbeliana, bem como dois quadros cronológicos da vida da poetisa provenientes da exposição “Os Espanca” inaugurada na Biblioteca da Universidade de Évora em Outubro deste ano.
A Biblioteca Florbela Espanca terá ainda o grande gosto de receber neste dia Lorenna Mesquita e Fabio Brandi com a apresentação do livro A hora que passa, que depois da elaboração do monólogo com o mesmo nome foi a consequência lógica do exaustivo trabalho de pesquisa desenvolvido por estes criadores em torno da vida e obra de Florbela Espanca.

8 dez., 9.30

Na manhã de 8 de dezembro, data em que se comemora os 120 anos do nascimento de Florbela Espanca, será colocado um xaile, executado a várias mãos, no busto de Florbela, em frente ao Cine Teatro de Vila Viçosa. Com este gesto simbólico a comunidade calipolense pretende homenagear a sua poetisa e lembrar aos visitantes a estima que por ela nutrem e o reconhecimento do valor da sua obra.

Às 18h00 será interpretado o monólogo Florbela Espanca - A hora que passa de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi na sala dos Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas.

10 dez., 15h00

“Quem se lembra dos Espanca” é o tema para um chá convívio no Hotel Solar dos Mascarenhas. Fotografias e postais de época, recordações vivas de alguns dos habitantes de Vila Viçosa que ainda conviveram com membros da família da poetisa farão as delícias de todos aqueles que sentem curiosidade e admiração por esta família singular.

9, 11 e 12 dez., 19h00/21h00

Na sala dos Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas, serão realizadas Oficinas de voz e de escrita criativa orientadas pela dupla criativa Lorenna Mesquita e Fabio Brandi. As inscrições devem ser feitas por mensagem na página dos Encontros Florbelianos ou na receção do Hotel Solar dos Mascarenhas.

12 dez., 10h00

Tendo Lorenna Mesquita, Fabio Brandi e Francisco Caeiro como oradores convidados, realizar-se-á na manhã de 12 de dez. uma comunicação sob o tema «A poesia e as crianças», no Auditório da Escola Públia Hortência de Castro. O público-alvo serão os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento Escolar de Vila Viçosa e alunos do pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

13 dez., 20h00

Encerramento do 1.º ano de Encontros Florbelianos, no Hotel Solar dos Mascarenhas. Será servido um lanche ajantarado para que todos aqueles que simpatizaram e ajudaram na realização das tertúlias Florbelianas realizadas ao longo do ano de 2014, bem como todos os que admiram Florbela e o seu universo literário, possam confraternizar Declamação de poesia, conversas em torno dos livros e novos rumos que o Projeto Encontros Florbelianos poderá tomar serão o contexto desta atividade. Inscrições na receção do Hotel Solar dos Mascarenhas ou por mensagem na página dos Encontros Florbelianos.


Organização: Encontros Florbelianos
Apoios: Agrupamento Escolar de Vila Viçosa; Biblioteca Florbela Espanca; Biblioteca da Universidade de Évora; Fundação da Casa de Bragança; Hotel Solar dos Mascarenhas; Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa; Vicentinos de Vila Viçosa.