LIGAÇÕES


Espólio:

  • Coleção Florbela Espanca (BNP Esp. N10), no Arquivo de Cultura Portuguesa Contenporânea, da Biblioteca Nacional de Portugal. - A colecção (1 caixa: 39 docs.) espelha a produção poética de Florbela entre 1915 e 1922, incluindo os autógrafos de primeiras e segundas versões dos seus poemas, algumas cartas e documentos biográficos. Disponível em microfilme. Ver resumo aqui.



Casa Florbela Espanca

  • Casa Florbela Espanca - uma mulher extraordinária. - Projeto que visa, em primeiro lugar, recuperar a casa em que Florbela viveu a sua infância e adolescência; em segundo lugar, visar ser  um "projeto inovador em Vila Viçosa", "um espaço de criação em permanente evolução": evidenciar as "memórias" de Florbela Espanca através da sua casa, dos objetos do seu quotidiano, das suas obras - portanto, ser a casa-museu da escritora que os seus fâs poderão visitar; igualmente visa ser um local de "encontros e tertúlias" com um programa de atividades culturais. A casa de Florbela, sede deste projeto cultural, "pretende contribuir ainda, de forma ativa e transversal, para a criação de sinergias locais, nacionais e além-fronteiras que venham através da cultura e da participação criativa," restituir a Vila Viçosa a sua "importância histórica" (Cf.  "Missão e valores" contantes no site).



Sites, blogues... redes de leitores:

  • Florbela Espanca, ser em poesia - Grupo superinteressante no Facebook, administrado por Uliana de Castro, Custódia Pereira e Luigi Palazzi. Email: feserempoesia@groups.facebook.com.
  • Florbela Espanca: o Espólio de um Mito - Página web do Projeto, sediado em Vila viçosa, que junta investigadores portugueses e brasileiros. Uma das suas vertentes consiste na inventariação, organização e digitalização do espólio florbeliano pertencente ao Grupo Amigos de Vila Viçosa.
  • Encontros Florbelianos - "São tertúlias culturais, um espaço de evocação da obra e autora Florbela Espanca", em Vila Viçosa. Com página no Facebook desde 29.01.2014.