O Livro de Soror Saudade de Florbela Espanca foi editado na coleção “1.as Edições Fac-similadas", série II, do jornal Público que comemora os 500 anos da Biblioteca da Universidade de Coimbra e a classificação da Universidade a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Esta segunda coletânea de sonetos da poetisa é reproduzida numa edição fac-similada, i.e., tal e qual como foi originalmente publicada: o leitor pode folhear com as suas mãos um volume com a mesma dimensão, capa, fontes de letra e paginação, como se o verdadeiro livro de poemas de Florbela se tratasse.
Nesta coleção que reúne as primeiras edições das obras mais emblemáticas da cultura portuguesa, o livro de Florbela Espanca é apresentado por um dos mais reconhecidos estudiosos da sua obra, José Carlos Seabra Pereira.
Apareceu à venda nos locais habituais de distribuição de publicações periódicas, juntamente com o jornal Público, esta terça-feira, 28.01.2014.
“O Livro de Sóror Saudade é um livro de poesia de Florbela Espanca, onde a autora, ao longo de 36 sonetos, expõe o sentimento vivo do amor e da paixão, da entrega e do despertar para a vida. A obra foi publicada pela primeira vez em 1923 e acusa a presença do romantismo de fim de século, acompanhado por um crescendo na abordagem erótica, destacando-se nele os sonetos «Maria das Quimeras» (de tom biográfico), «Hora que passa» e o poema que lhe empresta o título, «Sóror Saudade».” – Descrição do livro na Loja do Público.
Para saber mais:
- «Florbela Espanca no primeiro volume da série II das 1.as Edições Fac-similadas», Público, Lisboa, 24.01.2014, p. 50.
- PEREIRA, José Carlos Seabra – «Do desejo de ser ao ser de desejo» [análise do livro], Público, Lisboa, 26.01.2014, p. 55.
- Loja Público: Livros: Colecção 1as Edições Fac-Similadas.