Está a circular nas redes sociais uma petição pública “Pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca em Vila Viçosa”, dirigida ao presidente do município, que visa:
- Homenagear Florbela Espanca (1894-1930) na terra que a viu nascer, valorizando a sua vida e a sua obra.
- Preservar uma parte do seu espólio, o pertencente ao Grupo Amigos de Vila Viçosa, atualmente depositado no Posto de Turismo da localidade, mas devidamente inventariado e divulgado em Florbela Espanca: o Espólio de um Mito . – E existindo a Casa-Museu, porque não considerar a dinâmica de empréstimos e organizar igualmente exposições temporárias com os outros núcleos do legado florbeliano (veja aqui os outros espólios)?
- Dinamizar atividades culturais, sobretudo em torno da figura da poetisa: conferências e debates temáticos, sessões de apresentação de livros e de leitura de poesia, encontros de escritores, espetáculos, exposições, oficinas didáticas para escolas, etc. [eventuais atividades]
- Articular o Município de Vila Viçosa com outras entidades e a comunidade, no sentido de negociar um espaço para instalação da Casa-Museu (na casa dos pais de Florbela? No Centro Histórico de Vila Viçosa?).
- Divulgar o património cultural, respondendo de modo mais cabal aos muitos turistas que visitam Vila Viçosa em busca de mais informações sobre Florbela.
Para conhecer mais Casas de escritores consulte a lista de algumas aqui.
Petição
Assine a petição aqui! Partilhe!
- Grupo público no Facebook – Florbela Espanca, ser em poesia (9.10.2014).
- Eduardo Salavisa – «Vila Viçosa: Rua Florbela Espanca» [desenho em caderno – “diário de viagem”], in blogue “Desenhador do quotidiano”, publicada a 31.05.2010.